segunda-feira, 11 de maio de 2015

Turismo e Intercâmbio no Canadá (Vancouver) - Parte 1 (Chegando no Canadá)


Olá pessoal criei este post para dividir um pouco da experiência que tive fazendo intercâmbio e turismo no Canadá e orientar/ajudar aqueles que pretendem conhecer esse maravilhoso país.
Vamos lá!

Como são muitas informações, vou dividir os assuntos mais importantes em vários outros posts....




Por que Canadá? 



O Canadá está entre os países com a melhor qualidade de vida no mundo. Possui um excelente sistema educacional, alta expectativa de vida, ótima renda nacional, um sistema de saúde eficiente e qualidade de vida estão entre os fatores que primariamente chamaram a minha atenção para ao país.

Estável politicamente, possui um sistema democrático invejável, aberto ao recebimento de estrangeiros, é um país multicultural e já recebeu mais de 15 milhões de imigrantes no último século e meio.
Lindas paisagem naturais e cenários urbanos modernos estão entre as belezas desse país.

Um fator importante a lembrar é que o custo para estudar inglês no Canadá é bem menor se compararmos com países como Irlanda, Inglaterra, EUA, Austrália etc, o que faz com que sejam uma escolha popular entre os brasileiros.


  Por que Vancouver?


Vancouver foi eleita por várias vezes a cidade com a melhor qualidade de vida do mundo. É também umas das cidades que possui o clima mais ameno em comparação a outras no Canadá.
Outro fato que vale apena elogiar é o sistema de transporte da cidade, que é simplesmente perfeito, dispensando a necessidade de aluguel ou compra de carro.
Além de lindas belezas naturais como praias, parques, lagos e trilhas a cidade também possui uma arquitetura moderna (Meio futurísticas), uma organização invejável e um povo simpático, prestativo e educado.
Vancouver faz fronteira com os EUA e é possível chegar em Seattle em apenas duas horas de carro.



Como eu fui?



Como minha intenção era estudar inglês eu procurei uma agência de intercâmbio, dentre muitas opções eu escolhi a International Schools (Rio de Janeiro) por indicação de um amigo, além de ter sido a opção mais em conta na época.

OBS: Não estou fazendo propaganda da escola, faça uma pesquisa e decida qual será a melhor opção para você. Cito a International Schools como experiência minha, que foi muito positiva.



VISTO CANADENCE:

No meu caso a própria agência de intercâmbio se encarregou de tudo, pois tratava-se de um visto estudantil, então através da contratação do intercâmbio ela mesma deu entrada no meu pedido de visto juntamente com o consulado Canadense.

Normalmente as agencias cobram por esse serviço, mais não é caro (Cerca de 150,00+taxas do consulado). Vale apena para evitar imprevistos, principalmente se você não mora em São Paulo (Onde fica o consulado Canadense).
Caso você necessite apenas do visto para turismo você pode seguir as instruções no LINK (Algumas agências de turismo também fazem esse procedimento).


VISTO AMERICANO
Não é necessário visto americano para entrar no Canadá, porém caso você não o tenha você terá que comprar passagens de voos direto BRASIL-CANADÁ, que costumam ser muito mais caras.
Com o visto americano é possível comprar vôos que faça “ponte” nos EUA (BRASIL-EUA-CANADÁ) e estas passagens são bem mais em conta.
Para o visto americano siga as instruções no LINK



 Onde comprar passagens aéreas?

Se você pensou em comprar em uma agência, saiba que você irá gastar bem mais do que deveria. Sinceramente não vejo como uma boa opção.
Existem muitos sites que vendem passagens aéreas Expedia, Decolar, Submarino Viagens, CVC , além dos sites das companhias aéreas.
Um dos fatores que irá te levar a economizar uma boa grana é se programar e comprar as passagens bem antes da data de embarque (Quando mais longe, melhor o preço).

Dentre todos os sites eu destaco o Expedia ( www.expedia.com.br ) como o melhor entre eles. Praticamente em 80% das vezes ele tem preços muito mais em conta. 
Diferentemente dos outros eles não cobra taxas altas, o que deixa os valores MUITO mais baratos. Porém o Expedia não permite parcelamento, portanto se você pretende economizar é necessário ter parte da grana em mãos para comprar a passagem à vista.
Meses antes da sua viagem se programe e entre diariamente para pesquisar valores, boas oportunidades surgem de repente e é ótimo poder aproveitá-las.
Além dos sites convencionais recomendo ficar sempre de olho no Blog www.melhoresdestinos.com.br , eles monitoram promoções de passagens aéreas e sempre disponibilizam informações.
ECONOMIZAR, DÁ TRABALHO! RSRSRSRS!


Onde eu fiquei?



Optei por ficar em host family (Casa de família).

No início eu achei que seria meio constrangedor ficar na casa de uma família que eu não conhecia, mais depois percebi que foi a melhor escolha que podia fazer.

Vou citar algumas vantagens:


  • Melhor prática do inglês: Na casa de uma família local você será constantemente forçado a praticar a língua.
  • Aprendizado sobre cultura e costumes locais.
  • Conhecer a família e outros estudantes.
  • Economia com gastos como alimentação, a host Family é responsável por fornecer café da manhã, almoço e janta (Também lavam a sua roupa em alguns casos).
  • Você terá um quarto só seu com mesa para estudo e acesso à internet, assim como seria em um hotel (Só que MUITO mais barato).
OBS: É possível mudar a família caso você não se adapte, consulte a sua agência.



Chegando em Vancouver...





Ao desembarcar no Vancouver International Airport não se desespere! Tenha calma! Seu vôo não foi parar por engano no Japão...(rsrs) Os orientais estão por toda parte e é comum você estranhar no início.
Se possível tire um momento para dar uma volta no aeroporto, pois ele é muito bonito.
Tenha em mãos a carta emitida pela sua escola de Intercâmbio ou a reserva do seu hotel, os agentes irão verificar o motivo da sua estadia no país.

DICA1: É costume local dar cerca de 15% a 20% de gorjeta em serviços como taxi e restaurantes.

DICA2: Costuma chover bantante, portanto sempre tenha um guarda-chuva com você. Os habitantes locais costumam brincar e chamar a cidade de RAINCOUVER. rsrsrs

DICA3: O Skytrain é uma espécie de metrô em Vancouver. Ele passa por dentro do aeroporto e serve para ir a quase todos os lugares da cidade. Por isso antes de embarcar, verifique o endereço de onde você irá ficar e veja qual rota tomar para utilizar o Skytrain ao invés de pegar um taxi.
Taxi costuma ser um pouco caro em Vancouver...



Nenhum comentário:

Postar um comentário